Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 07/03/2014

30 minutos podem salvar sua vida

Por Rubens Amaral

O Sedentarismo definido como a ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas é considerado o inimigo número 1 da Saúde Pública sendo o mais prevalente fator de risco associado às doenças crônicas não transmissíveis. Doença da modernidade e do conforto que traz consigo muita desgraça e desconforto. No Brasil estima-se 300 mil mortes ao ano só por doenças cardíacas associadas ao sedentarismo. A Organização Mundial da Saúde tem estimulado os governos a manterem programas contínuos de estímulo à prática de atividades físicas segundo critérios bem estabelecidos desde 1995 quando o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e o American College of Sports Medicine (ACSM) dos Estados Unidos, baseados em evidências científicas, propuseram que todo o cidadão adulto deveria realizar pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia, por pelo menos cinco dias por semana, de forma contínua ou acumulada. Isto torna a pessoa ativa e pode, dependendo do nível de atividade física, reduzir em até 66% o risco de morte por doença cardiovascular.

- Mas, só 30 minutos bastam? - E como fazer isso? - Quais os benefícios para minha vida? - Preciso entrar numa academia?

Em primeiro lugar você precisa saber que atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos resultando em gasto de energia maior do que em repouso. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual. Portanto, qualquer movimento muscular é atividade física.

Desta forma, você pode fazer atividade física em casa, no trabalho, na rua, na praia, nos jardins e também na academia. É isto mesmo, bastam 30 minutos por dia, pelo menos em 5 dias por semana. Todo mundo pode fazer. Esses 30 minutos podem até ser divididos em duas ou três vezes e você praticar sua atividade física de 15 minutos, 2 vezes ao dia ou 10 minutos, 3 vezes ao dia. Fácil não é mesmo? Muito fácil. Basta deixar de ser preguiçoso, levantar do sofá e ter um pouco de boa vontade que sua vida vai mudar para melhor, sua saúde vai agradecer, sua doença crônica vai ficar mais controlada, sua auto-estima vai melhorar, sua família e sua empresa vão notar a diferença, enfim, você vai ser mais feliz.

- E como fazer essa tal atividade física? Muito simples. Aqui vão alguns exemplos: Caminhe, dance, pedale, corra, jogue bola, nade, pratique basquete, vôlei, lave carro, limpe vidros e paredes, passe aspirador de pó, lave e passe roupa, passeie com o cachorro, na coleira é claro, cuide do seu jardim, suba escadas sempre, desça do ônibus um ponto antes ou depois, vá trabalhar caminhando, entre outros.

Com apenas 30 minutos por dia, de forma contínua ou intervalada, pelo menos por 5 dias na semana, você vai se beneficiar muito diminuindo o risco de ataque cardíaco, derrame, diabetes, hipertensão, aumento do colesterol, osteoporose. Melhorando o controle do peso, do stress, da depressão e das doenças cardiocirculatórias crônicas, melhorando a auto-estima, aumentando a autonomia, independência e reduzindo o isolamento social.

Vamos lá, sua saúde pode atingir um patamar que você ainda nunca experimentou. No entanto, prezado leitor, esse sabor tão gostoso, fica reservado aos que acreditam, aos que  estão dispostos aos novos desafios, aos que estão vivos e não são preguiçosos, estes sim, terão o prazer de saborear um novo e maravilhoso status de vida.Convido você a ser um novo homem, uma nova mulher.

Agora É Com Você! Transforme o conhecimento em comportamento!

Tags: Sedentarismo, Exercícios, Obesidade, Colesterol, Diabetes, osteosporose,

Categoria: Colesterol, Diabetes, Emagrecimento, Família, Hipertensão, Idosos, Obesidade, Sedentarismo,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: