Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 13/02/2014

Surdos-Mudos precisam de compreensão

Por Rubens Amaral

Nesta quinta-feira (13/2) celebramos o Dia Nacional dos Surdos-Mudos. A audição e a fala são dois dos nossos cinco sentidos. Junto com olfato, visão e tato completam nossa capacidade de interagir com o mundo. A audição é o sentido responsável pela percepção dos sons e a fala a capacidade de emitirmos sons inteligíveis, formando palavras lógicas. O surdo-mudo é uma pessoa que tem ambas as deficiências: auditiva e da fala. Ou seja, uma pessoa com sérias dificuldades para interagir com os outros.

Há quem diga que o surdo-mudo vive isolado em virtude de tais limitações, mas isso não é verdade, pois ele é tão capaz de aprender quanto qualquer pessoa. Ele pode realizar qualquer atividade, basta que desenvolva outros sentidos e que sejam estimulados a isso. A integração do surdo-mudo na sociedade é muito importante e devemos respeitar e reconhece-lo como cidadão no gozo de seus direitos.

Nem todos os surdos são mudos. Muitos têm voz e conseguem falar se forem estimulados por fonoaudiólogos, profissionais da saúde especializados no assunto. A criança que nasce com problemas auditivos deve ser estimulada desde cedo para aprender a falar.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, em seu censo de 2010, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência auditiva. Isso representa 5,1% da população de nosso país. Destes 2 milhões possuem a deficiência auditiva severa e entre esses, 344,2 mil são surdos. Os números são alarmantes. O censo revela que cerca de 1 milhão de deficientes são crianças ou jovens até os 19 anos. Ou seja, aquele mito que os velhos são surdos não valem aqui no Brasil. Deficiências que poderiam ser revertidas se diagnosticadas até os seis meses são constatadas a partir dos 4 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia (SOB) apesar de ser obrigatório no país o teste da orelhinha em todas as maternidades do Brasil.

Se considerarmos os números de pesquisa de 2011 da Organização Mundial de Saúde, a situação piora. Os dados apontam para 28 milhões de brasileiros com alguma dificuldade auditiva. Dos 5,1% o problema passa para 14, 8% do total dos moradores do Brasil. As academias norte-americanas de Audiologia, Otorrinolaringologia e Pediatria firmam que 0,1% das crianças do mundo nascem com deficiência auditiva.
As pesquisas apontam que aqui no Brasil a surdez vai aumentar. A população idosa cresceu de 2,7% para 7,4%. Apesar da maioria dos surdos serem jovens, a idade é um fator de risco para a perda de audição e isso pode acontecer a partir dos 50 anos.

No Brasil, há muitas instituições de apoio aos surdos-mudos. O Dicionário Libras divulga em larga escala a língua dos sinais, que facilita a comunicação dos surdos-mudos em seu dia-a-dia.

Como evitar surdez
- Não use continuamente fones de ouvido.
- Evite ficar exposto durante tempo prolongado à poluição sonora, em ambientes como ruas, praças de alimentação, baladas, shows, carros com som altíssimo, etc..
- Não fume.
- Se consumir álcool o faça com moderação.

Importante
Neste dia do Surdo-Mudo lembro da necessidade que temos de aprender mais sobre os deficientes auditivos e de fala. Precisamos ter a real interpretação da capacidade criativa e produtiva dessas pessoas. Afinal, deficiência física não é o mesmo que deficiência mental!

Como cristão, lembro que a palavra Efatá!, que significa "Abre-te!" (Mc 7, 34), pronunciada por Jesus ao curar um surdo-mudo, carrega um grande ensinamento: “é preciso que estejamos sempre abertos ao entendimento entre os seres humanos, tenham eles as limitações que tiverem, pois todos nós possuímos, de uma maneira ou de outra, algum tipo de limitação que pode e deve ser superada com esforço e boa vontade”.

Parabéns a todos os que vencem suas limitações de ouvir e falar e conseguem prosperar nesse mundo surdo-mudo que vivemos. Ou não é verdade que todos nós possuímos algum grau de deficiência auditiva e de fala? Pense nisso.

Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!
 

Tags: Dia, Nacional, dos, Surdos-Mudos, Audição, Mudez, IBGE, Otologia,

Categoria: Audição, Idosos, Medicina, Mudez, Religiosidade,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: