Postado em 10/02/2014
Por Rubens Amaral
Durante os últimos 15 anos as diretrizes científicas apontaram para um controle rígido da pressão arterial em adultos acima de 18 anos abaixo de 13x8 mmHg, afirmando que 12x8 mmHg seria a pressão arterial ótima. Recomendações ainda mais rigorosas se a pessoa, além da hipertensão, fosse diabética.
Recentes estudos apontam o que nossos mais antigos e sábios médicos já diziam: “À medida que envelhecemos nossa pressão aumenta, pelo menos em nossas sociedades ocidentais, e então são toleráveis e considerados normais níveis de pressão mais altos”.
Assim o Comitê Internacional dos EUA em recente publicação reforça esta antiga tese: Passam a ser toleráveis níveis de 14x9 para hipertensos e 15x9 para hipertensos com mais de 60 anos de idade.
A rigidez da busca do famoso 12x8 em pacientes hipertensos e principalmente nos idosos pode até ser prejudicial, fazendo com que os riscos de acidentes cardiocirculatórios e insuficiência renal possam aumentar.
Aliás, é isso que tenho visto em minha prática médica. Pacientes que estão perdendo função renal por controle inadequado da pressão arterial e uso incorreto de medicações que em idades mais jovens podiam trazer benefícios, agora porém, mais idosos, estas mesmas medicações, podem oferecer riscos.
Bem, Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento.
Clique aqui e assista mais dicas do Programa Agora É Com Você!
Tags: Hipertensão, Idosos, pressão, alta, 12X8,
Categoria: Hipertensão,
Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *